SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL
• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico). • Manusear revista e revistas infantis • Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas). • Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches. • Fazer o reconto das histórias lidas ( professor) • Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar. • Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe • Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente. • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção. • Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda. • Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas. • Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches. • Registar a rotina no quadro. • Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique. • Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas. • Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola. • Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo. • Soltar objetos dentro de uma caixa. • Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado. • Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés. • Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos. • Bater bola no chão e agarrar em seguida. • Encaixar blocos em orifícios diversos. • Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc. • Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história). • Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu. • Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras. • Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre. • Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo. • Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”. • Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. • Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando. • Pedir que diga seu próprio nome ou apelido. • Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente. • Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc. • Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação. • Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão
• Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS • Jogos de borracha ou plástico desmontáveis. • Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.). • Blocos diversos para montar. • Cubos de diversos tamanhos. • Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc. • Espelho grande na parede. • Brinquedos sonoros. • Caixas com orifícios. • Embalagens diversas, vazias. • Fantoches. • Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha. • Caixas de papelão de vários tamanhos. • Regador, brinquedos de puxar. • Copos de plástico e potes de iogurte. • Fichas com o nome dos alunos. • Argolas coloridas. • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.) • Brinquedos coloridos e sonoros. • Instrumentos musicais. • Painéis com vários estímulos para exploração. • Papeis coloridos de texturas variadas. • Revistas e revistas infantis. • Massa plástica, lixas, etc.
• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão. • Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc. • Brincar de entrar dentro de caixas de papelão. • Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança • Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas. • Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma. • Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário