quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ATIVIDADES JOGO DE BOLA DE CECILIA MEIRELES

JOGO DE BOLA CECÍLIA MEIRELES



JOGO DE BOLA
CECÍLIA MEIRELES
BELA BOLA
ROLA:
BELA BOLA DO RAUL.

BOLA AMARELA,
A DA ARABELA.

A DO RAUL,
AZUL.

ROLA A AMARELA
PULA A AZUL.

BOLA É MOLE,
É MOLE E ROLA.

BOLA É BELA,
É BELA E PULA.

É BELAROLA E PULA,
É MOLEAMARELAAZUL.

A DE RAUL É DE ARABELA,
A DE ARABELA É DE RAUL.
(EMOU ISTO OU AQUILO. 16 IMPR. RIO DE JANEIRONOVAFRONTEIRA, 1990, P. 13)

 LENDO E CONVERSANDO

  • QUANTAS PERSONAGENS APARECEM NESSAPOESIAQUAL O NOME DELAS?
______________________________________________________________________
  • COM QUE ELAS ESTAVAM BRINCANDO?
________________________________________________________________________________________________________________________
  • DE QUE COR ERA A BOLA DE RAUL? E A DE ARABELA?
______________________________________________________________________
  • VOCÊ ACHA QUE MENINOS E MENINAS PODEMBRINCAR JUNTOS? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
______________________________________________________________________

ATIVIDADE 2

Perceber as rimas
1. Em roda, a professora questiona os alunos se conhecem ou ouviram falar sobre rimas.
2. Após ouvir os comentários, leia um texto curto (narrativa) e uma poesia, logo pergunte ao grupo o que perceberam nos dois textos.
3. Depois de explorar essa percepção sonora, apresente a poesia Jogo de bola, de Cecília Meireles. Leia e confeccione um cartaz com as crianças para que percebam a função da escrita e as partes, como início, meio e fim, da palavra, os espaços entre os vocábulos, reconhecimento das letras e o valor sonoro.
A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.

Bola amarela,
A da Arabela.

A do Raul,
Azul.

Rola a amarela
E pula a azul.

A bola é mole,
É mole e rola.

A bola pula.
É bela e pula.

É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.

A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

Explorar a interpretação e o movimento
4. Após a leitura, converse com os alunos sobre o assunto da poesia e convide-os para brincar de bola e fazer uma lista de brincadeiras em que a bola é utilizada.
Dois amigos
Foto: Itaci Batista
Materiais: 

- 2 bolas
Número de jogadores: 8 ou mais jogadores
Como jogar: As crianças ficam em roda e de pé durante a brincadeira. O jogo começa com uma criança segurando uma bola e a que estiver mais distante dela, na roda, deve segurar a outra bola. O jogador com a bola deve passá-la para seu lado direito ou esquerdo, tentando que não cheguem a ele as duas ao mesmo tempo. Para reforçar a imaginação das crianças, as bolas representam amigos que estão chateados um com o outro e não podem se encontrar. Não vale lançar a bola para jogadores que não estejam imediatamente ao lado. Se isso acontecer, quem receber deve devolvê-la para quem a atirou. Se as bolas chegarem de uma vez ao mesmo jogador, ele é eliminado. O jogo acaba quando sobrarem três jogadores.

ATIVIDADE 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário