Então como fazer que a criança veja a leitura de forma prazerosa?
Hipótese 1:Desde de pequeno as crianças deveriam ter contato com os livros , mesmo que não saibam como manuseadas , deixar os livros juntos dos brinquedos para que a criança perceba que o livro é também um lazer . Não gritar quando uma criança pequena rascar um livro, isso pode afastar a criança do prazer da descoberta literária, rasgar, pintar, brincar faz parte de um aprendizado .
Hipótese 2: A leitura para uma criança em voz alta é um incentivo para levar as crianças ao mundo mágico da leitura, dos livros, do faz de conta ,da diversão, repita quantas vezes ela quiser ouvi a que historinha , brinque com ela deixe ela usar a imaginação, incentive a criança a ler aquela história para você ,mesmo que ela ainda não saiba ler ela ira criar uma historia da sua imaginação e isso vai se tornar uma brincadeira muito divertida. Não mande a criança calar a boca quando você estiver lendo isso pode inibi la e deixar ela com a impressão de que a leitura é algo chato .
Hipótese 3: Para Emilia Ferreiro as cartilhas não deveriam ser usadas com crianças que ainda não saibam ou estão no processo de aprendizagem da leitura.
Geralmente as crianças que aprende a ler com as cartilhas vê a leitura de uma forma chata e mecânica , as palavras repetitiva baba , bebe, bia . não a juda no processo de aprendizagem.
Para criança lê e compreender são necessário palavras com no Maximo três caracteres diferentes o que não o corre com as cartilhas.Pra uma boa aprendizagem a criança deve ter algo ligado ao seu dia-a-dia ,embalagem de biscoitos,de doces e etc.
As escolas deveriam acabar com as leituras obrigatórias onde são utilizados os livros didáticos e sim fazer uma roda de leitura onde cada um pode lar seu livro preferido e compartilhar com a turma . Nesse mundo moderno as pessoas acham muito mais fácil dar , um game ou dvd a uma Criança do que um livro . isso mostra que esse adulto foi mal iniciado ao mundo da leitura . Nas classes mais favo residas essa realidade é um pouco mais diferente .
Entende-se que o contato com os livros começa muito antes da idade escolar, ainda pequeno o indivíduo entra em contato pois tudo que cerca tem leitura e livros ,revista,ainda no útero materno as mães já poderiam fazer leitura em voz alta isso já faz com que a criança se familiarizem com os livros .
Se este contato for feito desde de pequeno a criança não vera a litura como um monstro e sim com alegria .
Esse projeto cientifico estudou o porque que a leitura não e vista de uma forma prazerosa entre a crianças e porque para muitas o ato de lê é um gastigo.
Nesse contexto, percebemos que há uma reprodução social. A concepção de: filho de pobre não precisa cursar a pré-escola, é transmitida tanto pela família como pela escola e principalmente a sociedade que, diga-se de passagem, ambas tem grande responsabilidade na perpetuação das desigualdades sociais.
“A igualdade formal que pauta a prática pedagógica serve como máscara e justificação para a indiferença no que diz respeito às desigualdades reais diante do ensino e da cultura transmitida” ( BOURDIEU, 2004, p.336).
“A igualdade formal que pauta a prática pedagógica serve como máscara e justificação para a indiferença no que diz respeito às desigualdades reais diante do ensino e da cultura transmitida” ( BOURDIEU, 2004, p.336).
“Somos levados , então a reconhecer a 'rigidez' extrema de uma ordem social que autoriza as classes sociais mais favorecidas a monopolizar a utilização da instituição escolar, detentora, como diz Max Weber, do monopólio da manipulação dos bens culturais e dos signos institucionais da salvação cultural” ( BORDIEU, 2004, p. 347).
Portanto, a desvalorização da Educação Infantil é mais que uma questão pedagógica, é fundamentalmente política e social. Precisamos refletir para quem realmente interessa a exclusão das crianças de baixa renda da Educação Infantil de qualidade, já que como observamos é tão importante para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e físicas das crianças.
Que são teóricos que seguem uma linha construtivista que me ajudou a realizar e compreender o processo da iniciação a leitura .
De acordo com Vygotsky as características humanas não estão presentes desde o nascimento do indivíduo nem são meros resultados das pressões do meio externo. Elas resultam da interação dialética do homem e o seu meio sócio-cultural. As relações psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social. A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo( VYGOTSKY,1989)
A leitura não se restringe apenas para a preparação para o Ensino Fundamental, ela deve favorecer a construção do desenvolvimento moral, deve respeitar a curiosidade da criança, levando-a à refletir sobre as perguntas que faz. A leitura precisa visar o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões: física, socioeconômica, intelectual e afetiva; ela não pode estar comprometida através dos seus propósitos e objetivos, com a situação de sucesso ou insucesso escolar de seus alunos em outros níveis de seu processo se escolarização(ASSIS,1999).
· Estabelecer uma situação afetiva e descontraída faz com que as crianças situam que ler livros é uma das atividades que os adultos realizam que pode ser compartilhada de forma prazerosa e interessante .
· Manusear os livros corretamente dá oportunidade de se acostumar aos diferentes tipos de organização e de adquirir palavras para falar sobre os livros : o que é um titulo , índice, um personagem, um poema um capítulo , etc.
Na verdade os únicos livros que devem ser lidos para as crianças ou que elas devem ler são aqueles que realmente despertam interesse , que contém
rimas e histórias fascinantes ,e não a prosa desinteressante e artificial a que muitos são obrigados aprestar atenção como , por exemplo , ler sobre um dia entediante na vida de duas crianças fictícias ou então ler frases do tipo “vovó viu a uva” . Frank Smith (1999)
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