1.1. Gosta da rotina porque faz sempre o mesmo.
1.2. É mais deliberativa que a criança de 4 anos. Pensa antes de falar.
1.3. É séria a respeito de si mesma e impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.
1.4. Gosta de imitar os outros.
1.5. Encontra-se feliz no seu mundo, porque se sente cómoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.
1.6. Grande observadora e imitadora do que observa.
1.7. Agrada-lhe fazer as coisas à sua maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.
1.8. No que respeita à verdade, as histórias fantásticas e os exageros continuam.
1.9. Começa a distinguir o real do imaginário e às vezes sabe que está enganada.
1.10. Sonhos e pesadelos invadem muitas vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando algum membro da família.
1.11. Possui bom humor que se intensifica facilmente perante algo aliciante.
1.12. Começa a interiorizar o sentido da obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.
1.13. Interesse por experiências imediatas. Realista. Empreende aquilo que está dentro das suas possibilidades.
1.14. Moderada, séria, dotada de capacidade de imitação da conduta dos adultos o que a ajudara no seu processo de socialização.
1.15. Tem medo da escuridão e dos ruídos.
2. Âmbito escolar,2.1. Maior estabilidade nas aulas. Princípio do ensino formal.
2.2. Usa a imaginação para pintar, criar, etc.
2.3. Quando se lhe dão os meios necessários, sabe trabalhar individualmente.
2.5. É capaz de participar em actividades dirigidas: podem-se-lhe explicar actividades simples para que realize.
2.6. Nas actividades dirigidas incluem-se: a leitura, a escrita e os números (cálculo); estes últimos relacionados, inicialmente, com os seus jogos e interesses.
2.7. Maior concentração no seu trabalho.,2.8. Começa a cooperação entre as crianças.
2.9. Gosta de explicar o seu próprio trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário