LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Savana Rodrigues de Melo
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura da iniciação da leitura na educação infantil e no despertar do interesse da criança no mundo da leitura e o estimulo do professor em cada sala de aula, o papel fundamental na formação de leitores em busca de aproximar e não afastar a criança da leitura.
Não se desanimar, persistir na tentativa, renovar os esforços mais uma vez, apelar para
tornar realidade um propósito que é difícil alcançar, mas para o qual é imprescindível se encaminhar.
PALAVRAS-CHAVE: leitura, infância, educador
ABSTRACT
This paper presents the elements that constitute the structure of the initiation of reading in kindergarten and in awakening the interest of the child in the world of reading and the encouragement of the teacher in every classroom, the key role in the formation of readers in search of approach and not remove the child from reading.
Do not be discouraged, persists in trying to renew their efforts once again appeal to
realize a purpose that is difficult to achieve, but which is indispensable if we go.
This paper presents the elements that constitute the structure of the initiation of reading in kindergarten and in awakening the interest of the child in the world of reading and the encouragement of the teacher in every classroom, the key role in the formation of readers in search of approach and not remove the child from reading.
Do not be discouraged, persists in trying to renew their efforts once again appeal to
realize a purpose that is difficult to achieve, but which is indispensable if we go.
INTRODUÇÃO
A escola tem papel fundamental na formação de leitores. Trabalho que começa quando os educadores se reúnem para selecionar livros e autores, avaliar os catálogos, verificar os temas, buscar novidades, verificar se as ilustrações são coerentes, se o texto tem erros. Enfim um trabalho detalhista e amoroso e cuidadoso, que busca aproximar e não afastar a criançada leitura.
O cuidado é extensivo a todas as séries, tem que respeitar a idade e o potencial cognitivo das crianças. O educador deve ter sempre em mente que o livro deve funcionar como um abre sésamo! Ou seja, deve envolver encantar e jamais afastar.
Se não fosse o trabalho da escola, muitas crianças perderiam a chance de ser bons leitores, alguns pais não têm o hábito da leitura por isso algumas crianças só recebem o estimulo na escola.
Até os três anos recomenda utilizar livros com gravuras de bichos. Brinquedos e animais com características humanas, hoje temos uma grande variedade de livros infantis baseados em filmes direcionados para crianças dessa fachetaria é preciso que o educador aproveite o máximo das belas obras literárias do planeta .
Entre três e seis anos o educador deve optar por historias com muitas fantasias , com fatos inesperados e repetitivos ( aqueles que tem como recurso os lenga-lengas ) e cujo os personagens são crianças ou animais .
Aos sete anos são indicados os contos de fadas e historias sobre o ambiente onde estão inseridas, fábulas também podem ser contadas a partir desta idade.
Aos oito anos a dica é optar por historias que utilizam a fantasia de forma mais elaborada. Histórias vinculadas à realidade.
Para os nove anos são indicadas as aventuras em ambientes longínquos ou historias que se passem em outros planetas. As crianças também vão gostar de aventuras e narrativas de viagens.os livros de cordel são bastante interessante para essa fachetaria .
Entre as crianças de dez a doze anos utilize narrativas de viagens, explorações, invenções e mitos, os livros da série crepúsculo deixa isso muito claro a explosão de vendas desses livros se da aos leitores desta fachetaria.
2. DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS:
Ao observar a professora Patrícia Santos da escola municipal Iracema pires percebemos que a leitura na educação infantil pode ser algo muito mais prazeroso do que se pode imaginar , ela trabalha com as crianças da pré - alfabetização , criando os livros de historias com os seus alunos e eles contam para os outros o que eles escreveram assim os alunos delas desenvolveram o prazer pela leitura .
A professora Eliana da escola municipal Cruzada Social que ensino os alunos da 4º série ou 5º ano, Além dos autores nacionais como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, entre tantos outros utiliza a literatura de cordel com seus alunos para trabalhar a leitura seus alunos fabricam seus cordéis com as histórias da comunidade e declamam para as outras turmas.
Técnicos da secretaria de educação adicionam á biblioteca de classe o que chamam de “recorte” livros de autores pernambucanos.
Especialmente, títulos publicados pelas duas editoras que disputam o segmento: a edições Bagaço e a Edições Edificantes, em 2009 tiveram 50 livros infantis adotados vendidos principal mente para escolas municipais localizadas nas periferias da cidade. Gabriel de 9 anos costa de lê as revistas do Menino Maluquinho do escritor Ziraldo que também e utilizada nas aulas de leitura da sua escola Victoria de 12 anos aluna do 7º ano da Escola Horizonte dedicou parte da sua ultima férias a leitura do livro Historias de adolescentes recomendado pelo colégio .
Apequena Beatriz de 3 anos que estuda no mesmo colégio adorou o livro Aristogatas e Dumbo que já tinha visto como filme na escola e foi indicado para os pais lerem para as crianças em casa.Pedro de 4 anos que estuda na Escola São Judas Tadeu gosta de lê os livros do Dinossauro.
3. CONCLUSÃO
Qual é o desafio? o desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não a penas sujeitos que possam “decifrar”!o sistema de escrita .è – já disse - formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. È formar seres humanos críticos capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria frente á mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com quais interagem.
O prazer do texto começa na infância sendo assim os educadores devem trabalhar com educação infantil do modo mais prazeroso possível, ou seja, deve envolver encantar do aluno pela leitura.
2. 7- REFERÊNCIAS:
Revista Continente, Março de 2009
Livro Em minha sala de aula de Antunes Celso 2008 editora ciranda cultural editora
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