terça-feira, 22 de novembro de 2011

projeto teatro

. Elaborado pela professora Savana Rodrigues .
Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
Miniprojeto: fazer uma apresentação teatral Tema: O Baile dos Animais O cenário é feito com TNT e papel reciclado e folhas secas de arvores. Eles ajudarão em todo o processo desde da escolha da musica ate quem vai ser os personagens.
Medotologia: A opção metodológica deste projeto estrutura-se de forma interdisciplinar, permitindo o intercâmbio de informações e buscando, através do lúdico, suscitar o imaginário, a argumentação e soluções de idéias a respeito de questões levantadas durante o desenvolvimento do mesmos

Autora: Andreza Melo Menezes

Personagens:
1 - Narrador
1 - Gato professor

Alunos fantasiados de animas (gato, coelho, elefante, rato, cavalo, urso e papagaio)
*Pode ser tambem apenas as mácaras.


Narrador: Hoje é dia de festa, e a bicharada não perde tempo, foi preparado um baile , mas quem vai se destacar neste salão?
O primeiro a comparecer foi o cachorro.

Entra um aluno vestido de cachorro.

Narrador: O cachorro é um amigo leal, mas ele não veio sozinho, com ele no laço veio o carrapato.

Toca uma música bem animada e o aluno vestido de cachorro começa a se coçar e latir e sai;
(jogando bastante confete)

Narrador: Depois do cachorro quem chegou foi o coelho, todo faceiro e saltitante e com ele lá vem o elefante!

Toca uma música bem animada e entra dois alunos um vestido de coelho e o outro de elefante
(jogando bastante confete)

Narrador: A festa ta ficando animada, de lá vem vindo a bicharada, todos vindo com bastante alegria e cantando Roda Cutia:

Entra quatro crianças fantasiadas (pode ser de rato, cavalo, urso e papagaio) elas fazem uma roda e pulam cantando Roda Cutia.

Musica:
Roda Cutia, de Noite de Dia o galo cantou e a casa caiu...

Narrador: Bom agora acho que então podemos começar o nosso baile, pois os animais da rua já estão todos aqui...

Um barulho ao fundo de miados de gatos e entra a professora e o restante dos alunos todos vestidos de gatos...

Um clima de suspense....

Alunos vestidos de gatos:Como que é essa história de vocês fazerem um baile  e não nos convidar? O que vocês pensam? Só porque estamos sempre em cima das casas não sabemos danças?

Vou mostrar junto com meus amigos uma coisa para vocês...

Uma música de fundo começa e os gatos começam a dançar...

Nós Gatos já Nascemos Pobres – Os saltimbancos

Depois da apresentação coloque outra música bem animada e os gatos chamam os outros animais e todos dançam juntos.
O cenário é feito com TNT e papel reciclado e folhas secas de arvores. Eles ajudarão em todo o processo desde escolha da musica ate quem vai ser o personagem.
METODOLOGIA: A opção metodológica deste projeto estrutura-se de forma interdisciplinar, permitindo o intercâmbio de informações e buscando, através do lúdico, suscitar o imaginário, a argumentação e soluções de idéias a respeito de questões levantadas durante o desenvolvimento do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário