terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto dia do folclore

Projeto dia do folclore para o infantil2. Professora Savana Rodrigues
22 DE AGOSTO: DIA DO FOLCLORE
Miniprojeto passeio ao museu homem do nordeste
No mês do folclore o passeio ao museu do homem do nordeste é bastante encantador para eles conhecerem a historia da sua região, lendas como e á a vida do nordestino ,dança, comida  e etc. O Museu do Homem do Nordeste é um museu brasileiro localizado na cidade de Recife. Fundado em 1979, foi criado a partir dos acervos do antigo Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular. Fazendo parte do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, sua concepção museológica e museográfica foi inspirada no conceito de museu regional, idealizado pelo sociólogo-antropólogo Gilberto Freyre.
O acervo do museu caracteriza-se pela variedade e heterogeneidade de suas peças: tanto requintadas - pertencentes às famílias dos senhores de engenho, como as coleções de porcelanas e objetos de uso de famílias tradicionais da região; quanto objetos simples - usados no cotidiano do nordestino brasileiro e que fazem parte de sua formação, herança cultural do índio, do português e do africano.[1]
Parte do acervo revela um Nordeste anterior ao descobrimento do Brasil e mostra a cultura dos primeiros habitantes da região, como o trabalho em palha produzido pelos índios fulniôs, de Pernambuco, e objetos plumários dos kaapores, do Maranhão. Outra parte revela aspectos da vida colonial nordestina, retrato da cultura canavieira: moendas, utensílios para cultivo da cana-de-açúcar e uma coleção de aguardente.[1]
O museu expõe formas típicas de arquitetura local, como a casa-grande do senhor de engenho e a casa simples de taipa e utensílios que representam as manifestações socioculturais presentes no Nordeste, como a arte popular em cerâmica, a festa carnavalesca e artesanatos que representam cultos religiosos, com todo o seu sincretismo.
Miniprojeto: Conhecendo parlendas.
Antes de iniciar a atividade, explicar aos alunos que as parlendas são rimas infantis usadas em brincadeiras ou como técnica de memorização.
Propor aos alunos que recitem bem alto e da mesma forma que você fizer. Ou seja, quando falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo.
Esta é também uma boa oportunidade para trabalhar noções de ritmo e o que
são rimas.
Na primeira fase, terá de ensinar as parlendas aos alunos até que eles
decorem.
O "chefe", no caso você, deve falar a primeira frase (quase sempre uma
pergunta) e, em seguida, as os alunos todos juntos declamam o resto. Faça
várias vezes seguidas em uma espécie de ladainha.
Sugestões de parlendas:
(chefe/você): O QUE HÁ DE NOVO?
(todos): MUITA GALINHA E POUCO OVO!
(chefe): O QUE É ISSO?
(todos): CHOURIÇO PRA VOCÊ COMER NA HORA DO SEU SERViÇO!
(chefe): QUE HORAS SÃO?
(todos): HORA DE COMER PÃO E LAMBER SABÃO!
(chefe): AONDE VAI?
(todos): VOU ALI E VOLTO JÁ. VOU APANHAR MARACUJÁ!
(chefe): O QUE ESTÁ FAZENDO Aí?
(todos): SEGURANDO AS CALÇAS PRA NÃO CAIR.
Sugerimos que nesse dia, você proponha uma grande festa, em sala de aula,
para comemorar o dia ou mês do folclore. Além desse "sarau" literário, os alunos
podem experimentar comidas que fazem parte do nosso folclore como pamonha,
pão de milho, batata doce, amendoim e pipoca. Pedir para que cada um traga um
desses pratos. Explique que as comidas também fazem parte da cultura de um
povo. Não deixe de falar que muitas delícias que os brasileiros apreciam ainda
hoje tiveram origem em um passado distante e foram criadas por povos
africanos, indígenas e europeus.
Conhecendo adivinhas Pertencem, também, à literatura oral e é um gênero universal. Você vai propor
um "enigma" e os alunos vão ter de acertar. Se for muito difícil a adivinha, você
vai fazer mímica até que acertem. Outra idéia é chamar alguns alunos, para
quem você vai dar a resposta, e eles que devem fazer a mímica para a classe
acertar.


competição. Nesse grande dia, você vai dividir a classe em equipes. Antes, você
preparou várias tiras de papel com palavras-chave, que vai sorteando durante a
competição. Então, quando você disser, por exemplo, "tigre", alguém da equipe
levanta a mão e diz o trava-língua, que contém aquela palavra sorteada, bem
rápido e certinho. Se errar passa para a outra equipe.
Sugestões de trava-línquas: 1)Três pratos de trigo
Para três tigres tristes
2)Sabia que o sabiá sabia assobiar?
3)A aranha arranha o jarro.
O jarro arranha a aranha.
4)O rato roeu a roupa do rei de Roma e da rainha da Rússia.
5)A rata roeu a rolha da garrafa da rainha.
Conhecendo as lendas do nosso folclore: Como toda data especial merece um cartão (cartão de Natal, Dia das Mães, de aniversário), o Dia do Folclore também vai ter um.
Materiais como lantejoulas, purpurinas, fitas, lacinhos e outros para enfeitar o cartão. Para esta atividade, basta uma folha de sulfite, dobrada ao meio ou um quadrado de cartolina também dobrado ao meio em formato de cartão.  Vai se contar 3 ou 4 lendas do folclore, enfatizando bem as características dos personagens, por exemplo,
cabelos imensos e bem verdes; olhos enormes; um gorro muito vermelho,
bastante peludo e de orelhas compridas. Cada criança escolhe um personagem e
o desenha no cartão.
Dentro do cartão, os alunos devem escrever FELIZ DIA DO FOLCLORE. Sugerir que as crianças ao dar o cartão, contem para o presenteado a história daquele personagem que ela desenhou.
Criação coletiva de uma história: Fazer uma grande roda com todos sentados no chão. falando sobre um personagem do nosso folclore. Enfatizar as características e as atitudes mais marcantes desse personagem. Explique que todos vão criar uma aventura nova para aquele personagem. A partir daí, vai começa a criação da história coletiva.
Por exemplo, que era um dia de muito sol e que alguns pescadores saíram para pescar. Nesse ponto, vai se  passar a palavra para o aluno que está na esquerda e ele dá prosseguimento dizendo, por exemplo, os pescadores tinham medo de encontrar a lara. O próximo aluno vai dizer que a lara já estava lá penteando os cabelos na margem do rio.
E assim prossegue até todos participarem. Quando  notar que a história está
se desviando, vai se interferir com alguma sugestão que dê coerência àquele
personagem e que leve a uma ação.  Também se  pode ajudar os alunos, que
sempre dizem 'não sei o que falar' dando sugestões ou fazendo perguntas do tipo
'o que você acha que a lara falou para o pescador mais valentão?' ou 'será que a
lara estava sozinha ou com outras amigas?'. Durante todo o tempo, se estará
anotando as partes da história em uma folha e quando a história terminar, se lê para eles e os parabeniza por terem criado uma história.
Aproveite a data para apresentar aos alunos o mundo maravilhoso do folclore
brasileiro. Uma boa sugestão é conversar sobre algumas brincadeiras que
atravessaram gerações como: passa-anel, ciranda, esconde-esconde, jogar pião,
empinar pipa. A aula ficara  ainda mais produtiva ao encomendar uma pesquisa aos alunos. Eles deverão perguntar aos avós, pais, tios, vizinhos como eram essas brincadeiras, regras do jogo e se eles conhecem outras.
Depois, em sala de aula, é só trocar informações.
É também interessante levar para a aula figuras de grandes festas folclóricas
como bumba-meu-boi, chula, frevo, festas caipiras, carnaval e também de
artesanato (rendas e cerâmicas) e comidas (feijoada, pamonha). Geralmente, as
revistas de turismo trazem matérias sobre esse assunto e com belas fotos.
Chamar atenção deles para o colorido, o material e a diversidade das fantasias e
dos objetos.
E não deixar de falar sobre as lendas. Nascidas da imaginação do povo e
transmitidas pela tradição oral, muitas vezes são assustadoras, mas quase
sempre trazem no final uma grande lição de moral.

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